Trata-se de uma obra cuja primeira pedra foi lançada em Janeiro de 2013 e concluída no início deste ano. O Museu da Moeda quase que "abraça", pela sua localização, o edifício do Banco Nacional de Angola.

Aliás, foi o BNA o principal mentor da construção do museu, instalado no Largo Saidy Mingas, recinto que homenageia precisamente o primeiro ministro das Finanças da era pós-Independência.

A decisão para o avanço da construção do Museu da Moeda teve o necessário aval do Conselho de Ministros, em Abril de 2011, órgão que aprovou a edificação da obra, sustentando-se no quadro de um conjunto de processos que visa a valorização da cultura angolana.

Assinado pelo arquitecto português Alexandre Costa Lopes, o Museu da moeda tem uma estrutura subterrânea, com 12 metros de profundidade, e as obras estiveram a cargo de duas construtoras portuguesas.

Além do Museu da Moeda, é ainda aguardada a inauguração de uma outra obra com impacto no visual da Marginal de Luanda, concretamente as Torres Kianda, também em construção nas proximidades do Banco Nacional.

A obra, que homenageia a capital do país, vai comportar quatro torres de 12 pisos, ocupando uma área de 12 mil metros quadrados. Quando concluídos, os edifícios vão comportar, entre outros, escritórios, mais de 50 lojas e um largo pátio.

À semelhança do "vizinho" Museu da Moeda, as Torres Kianda estão a ser erguidas com "mãos" portuguesas.

Segundo corte de fita em 2016

Com a presença na cerimónia de abertura ao público do Museu da Moeda, contam-se por duas as saídas em 2016 do Presidente da República, tendo como pano de fundo a inauguração de obras na capital do país.

A 4 de Fevereiro deste ano, com o calendário nacional a assinalar o Dia do Início da Luta Armada, José Eduardo dos Santos procedeu à reinauguração do Largo do Ambiente, também na baixa de Luanda.

A obra, localizado numa das zonas mais nobres da capital, entre o Eixo Viário e a Igreja da Nazaré e a poucos metros da representação da ONU, é composta por duas rotundas, uma praça central e um parque de estacionamento subterrâneo.