Em declarações à Rádio Nacional, Ricardo Henriques sublinhou que a iniciativa "irá promover o conhecimento científico e cultural em volta da conservação da Natureza, através do turismo ecológico", além de "valorizar a biodiversidade angolana e beneficiar a cidade de Luanda com um importante espaço verde público".

Os planos, a executar sobre uma área de 13,4 hectares, estão a ser ultimados para entrega em Outubro, adjudicação da obra em Dezembro e início da construção até Março de 2017.

"A entrada principal para o Jardim Botânico vai-se dar pela parte de baixo do Largo do Ambiente", antecipa o arquitecto, destacando a mais-valia da localização. "O Jardim acaba por interligar com a marginal. Ou seja, no futuro teremos um circuito pedonal, em que poderemos ir desde a Fortaleza - vindo pelo Largo do Ambiente - apanhar o Jardim Botânico e seguir acima até ao Miramar, fazendo jogging, ciclismo, enfim...".

Ricardo Henriques explicou ainda que para além de uma área verde de acesso livre, o projecto incluirá outra de acesso restrito - a do jardim botânico propriamente dito - que poderá ser paga.

O projecto contempla ainda um jardim infantil e uma estufa fria, para além de uma zona de cafetaria e de um parque de estacionamento com 250 lugares.