No documento, assinado pelo presidente do conselho de administração da FIL, José de Matos Cardoso, lê-se que a exposição, que estava prevista para decorrer entre os dias 19 e 24 de Julho, será adiada para entre 15 e 20 de Novembro.

"Havendo necessidade de manter os níveis de organização e qualidade da FILDA, por razões técnicas que se consubstanciam na dificuldade de importação de materiais e equipamentos para montagem da feira e outros do interesse dos expositores, adia-se a realização da 33ª edição da FILDA", diz a comunicação enviada aos expositores e datada de terça-feira.

Nas explicações para a decisão, José de Matos Cardoso argumenta com "o actual estado da economia do país, que levou a que a maior parte das empresas esteja a viver algumas dificuldades no seu 'core business', o que afectou em grande medida a sua capacidade de operação produtiva e de acções de marketing e publicidade, tornando-as reféns das divisas para importação de bens e serviços".

Por outro lado, o presidente da FIL lembra também que "esta situação afecta não só as entidades expositoras, mas de igual modo, os montadores e outros prestadores de serviço dos ramos das feiras e eventos".