No mesmo comunicado, o Ministério da Justiça português informa que "a visita da Ministra da Justiça foi adiada, a pedido das autoridades angolanas, aguardando-se o seu reagendamento".

Não foi anunciada qualquer nova data para a realização da visita de Francisca Van-Dúnem, a angolana que se tornou na primeira negra a assumir um cargo de ministra em Portugal.

Esta visita, que esteve agendada de 22 a 24 deste mês, foi anunciada pel o chefe da Diplomacia lusa, Augusto Santos Silva, durante a sua recente visita a Angola, que foi apontada como sendo um passo preparatório para a visita do primeiro-ministro português, eventualmente nas próximas semanas.

Não foram divulgadas quaisquer razões para este adiamento, que surge num momento em que a Justiça portuguesa voltou a acusar o Vice-presidente, Manuel Vicente, num processo que, entre outros, envolve o crime de branqueamento de capitais.

O chefe da Diplomacia de Portugal, durante a sua recente visita a Angola, classificour as relações entre os dois países de "muito ricas e muito densas".

Entretanto, a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, escusou-se a esclarecer os motivos do adiamento da sua visita a Angola, remetendo explicações para um comunicado divulgado pelo seu ministério.

"O Ministério da Justiça emitiu um comunicado nessa matéria, que será totalmente autoexplicativo. Tem lá todas as explicações", disse a ministra, citada pela Lusa, quando confrontada pelos jornalistas sobre o adiamento da visita, a pedido das autoridades angolanas, apenas um dia antes de ter início.

"Não há muito mais a dizer, como está dito no comunicado, como o comunicado explícita, a viagem foi adiada e vai haver um reagendamento", respondeu Francisca Van Dunem, que falava à margem do lançamento do livro "40 Anos de políticas de justiça em Portugal".

A confirmação da visita agora adiada foi feita a 10 de fevereiro, também em Luanda, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.