A Associação dos Profissionais Imobiliários de Angola (APIMA) quer que o Executivo elabore uma lei que resolva o crédito malparado no sector habitacional, próximo dos mil milhões de dólares, para permitir a sua dinamização.

O pedido foi feito pelo vice-presidente da associação durante uma conferência sobre Os Modelos de Financiamento do Urbanismo e Habitação realizada esta semana em Luanda.

"Precisamos de uma lei que resolva o incumprimento do crédito habitacional rapidamente. Sem esta lei, o incumprimento faz com que o crédito habitacional não ande e o dinheiro tenha um custo maior porque tem mais riscos", explicou Cléber Correa.

O responsável da APIMA acredita que com uma lei as possibilidades de financiamento para a compra de casas serão maiores e com menores custos.

"A cedência de crédito passa por maior disponibilidade de dinheiro por parte dos bancos. Com o retorno dos empréstimos, a capacidade de crédito aumenta. Sem esquecer a possibilidade de bonificação dos juros", explicou.

Embora reconheçam os transtornos que o crédito malparado cria na banca, os agentes imobiliários entendem que os bancos deveriam fazer um pouco mais para tornar os financiamentos mais baratos e menos burocráticos para quem quiser adquirir uma casa.

"Os promotores imobiliários precisam de uma melhor política do BNA que exija aos bancos comerciais mais investimentos no crédito habitação, mas isso só é possível se existir uma lei que proteja os bancos nestas operações", esclareceu Cléber Correa.

(Leia mais na edição n.º471 do Novo Jornal, nas bancas e também disponível por assinatura digital, que pode pagar no MultiCaixa)