A milhas dos passaportes mais poderosos do mundo - no caso o alemão e singapurense, que permite entrada livre em 159 países -, o passaporte angolano tem fronteiras abertas para 46 estados.

O mapa traça-se a partir do Passport Index 2017, em português Índice do Passaporte, ranking elaborado anualmente pela Arton Capital, empresa de consultoria financeira.

Segundo esta classificação, disponível online, o passaporte angolano - que ocupa a 80.ª posição em 199 possíveis - permite acesso fácil a 46 países, 16 sem visto e 30 com visto atribuído à chegada ou por via electrónica.

Na mesma situação que Angola surgem o Burundi, os Camarões, a Guiné Equatorial, a Libéria e a República Centro-Africana.

As conclusões resultam da análise de dados oficiais de 199 países, incluindo 193 estados-membros da Organização das Nações Unidas, e seis territórios, nomeadamente Taiwan, Macau, Hong Kong, Kosovo, Palestina e Vaticano - todos emissores de passaportes.

No pódio da classificação surgem, a par da Alemanha e da Singapura, a Suécia e a Coreia do Sul - com acesso livre a 158 países -, e outros nove estados, neste caso abertos a 157 países. São eles a Dinamarca, a Finlândia, a Itália, a França, a Espanha, a Noruega, o Reino Unido, o Japão e os EUA.

Confira a nossa rota "sem fronteiras".

Entrada sem visto

Botswana

Cabo Verde

Equador

Haiti

Indonésia

Maurícias

Micronésia

Namíbia

Panamá

Filipinas

São Tomé e Príncipe

Singapura

São Vicente e Granadinas

Tunísia

Uganda

Zimbabué

Entrada com visto de fronteira (atribuído à chegada) ou visto eléctrónico

Bangladesh

Cambodja

Comores

Costa do Marfim (e electrónico)

Djibouti

Dominica

Gana

Guiné-Bissau

Índia (electrónico)

Irão

Laos

Macau

Madagáscar

Maldivas

Mauritânia

Moçambique

Nepal

Nicarágua

Palau

Quénia (e electrónico)

Ruanda

Samoa

Seychelles

Sri Lanka (electrónico)

Tanzânia

Timor-Leste

Togo

Turquia (e electrónico)

Tuvalu

Zâmbia

Fonte: Passport Index