Angola é um dos países presentes na 23.º edição do Festival Internacional de Teatro do Mindelo - Mindelact 2017 -, que decorre entre 3 e 11 de Novembro e se realiza na ilha de São Vicente.

De acordo com a organização, o angolano Núcleo experimental de Teatro foi um dos 30 seleccionados - de 12 nacionalidades - para integrar a programação, que será anunciada no próximo mês de Setembro.

A companhia angolana, nascida no âmbito da III Trienal de Luanda, resulta de uma fusão do Grupo Elinga Teatro e do Núcleo de Teatro da Fundação Sindika Dokolo, focando-se, como o nome sugere, no lado experimental do teatro, bem como na formação de novos artistas para as mais variadas áreas das artes cénicas em Angola.

O colectivo tem na sua base José Mena Abrantes (encenador), Rogério de Carvalho (encenador), Meirinho Mendes (actor) e Raul do Rosário (actor).

Para além da proposta do grupo angolano, os promotores do Mindelact 2017 receberam, nos últimos meses, "mais de duas centenas de propostas de companhias de quatro continentes, de mais de 20 países", revela um comunicado da organização, ao qual o Novo Jornal Online teve acesso.

O processo de selecção acabou por eleger três dezenas de grupos, na maioria de Cabo Verde (10) Brasil (6) e Portugal (5). As outras nacionalidades presentes no festival incluem, para além de Angola, a Argentina, Espanha, Inglaterra, Japão, Moçambique, República Checa, Senegal e São Tomé e Príncipe, todos representados com um grupo.