A plataforma, que tem como objectivo servir de "balcão único" para os dados macroeconómicos essenciais sobre as contas nacionais, dívida e operações governamentais, sector monetário e financeiro, bem como a balança de pagamentos.

Na página, que tem o endereço http://angola.opendataforafrica.org/mdvllif/national-summary-data-page-nsdp?lang=pt, "os dados serão divulgados tanto em formato legível para pessoas como em formato legível para máquinas (computadores)", explica a nota publicada no site do Banco Nacional de Angola.

O BNA informa que o e-GDDS foi criado em 2015, pelo Conselho de Administração do FMI, para apoiar a melhoria da transparência dos dados, incentivar o desenvolvimento estatístico e ajudar a criar sinergias entre a divulgação e a monitorização de dados.

De acordo com a mesma nota do banco central, a "Página Nacional de Síntese de Dados é mantida através de uma plataforma de dados aberta, disponibilizada pelo Banco Africano de Desenvolvimento e pelo Boletim Electrónico sobre Normas de Difusão do FMI".

"A PNSD contém links para estatísticas publicadas pelos produtores dos dados oficiais, nomeadamente, Ministério das Finanças, Banco Nacional de Angola e Instituto Nacional de Estatística de Angola", pode ainda ler-se no site da instituição.

Segundo o BNA, "a publicação de dados macroeconómicos essenciais através da PNSD reduzirá a comunicação excessiva de dados por parte das autoridades angolanas às diversas agências e mercados e facilitará o acesso dos decisores políticos nacionais e das partes interessadas a nível internacional, incluindo investidores e agências de notação, a informações que o Conselho de Administração do FMI identificou como sendo críticas para o acompanhamento das condições e políticas económicas".

"Adicionalmente, a publicação atempada de dados respeitando um Calendário Prévio de Publicação trará externalidade positiva aos mercados devido à melhoria da transparência de dados", acrescenta.

Na nota publicada, o Banco Nacional de Angola avança que Louis Marc Ducharme, responsável pelas estatísticas e pelos dados do FMI e director do Departamento de Estatística do mesmo organismo, "saudou este marco no desenvolvimento estatístico do país".

"Felicito as autoridades de Angola pelo lançamento da Página Nacional de Síntese de Dados - PNSD, que é um importante passo em frente no que respeita à disseminação de dados. A publicação de dados na PNSD servirá como um bem público apoiando a transparência dos dados em benefício dos decisores políticos, investidores e do público", diz Louis Marc Ducharme, citado pelo BNA.