Num encontro com o líder da UNITA, que na última quinta-feira, 22, recebeu uma delegação de empresários preocupados com a situação económica do país, Francisco Viana alertou para a ascendência de empresários estrangeiros nos sectores das pescas, madeira e minerais.

"Estamos a ver as nossas riquezas a serem delapidadas por estrangeiros, com cumplicidade de compatriotas membros do Governo, que ao invés de proteger os angolanos concede mais facilidades aos estrangeiros", disse o dirigente, citado pela UNITA, num texto sobre o rescaldo da reunião.

Apesar de reconhecer o esforço do Presidente da República, João Lourenço, no sentido de ouvir diferentes segmentos da sociedade, incluindo o empresarial, o dirigente nota que "o diálogo com o Governo não está a acontecer da melhor maneira".

Para inverter este cenário, os empresários defendem a criação de um "Conselho de Auscultação, Concertação Económica e Empresarial", cuja proposta foi já apresentada ao titular do poder executivo.

"Esse Conselho vai colocar milhões de angolanos, empreendedores e empresários à disposição do Presidente da República, de maneira a ajudar a corrigir o que está mal e melhorar o que está bem", antecipa Francisco Viana.