A Unitel International Holdings BV ganhou o concurso para entrar no mercado zambiano como a quarta operadora móvel do país, informou esta segunda-feira, 19, a Autoridade da Zâmbia para as Tecnologias de Informação e Comunicação.

A escolha da empresa angolana encerra um processo iniciado há cerca de dois anos, para dotar o mercado zambiano de maior competitividade, e, com isso, melhorar serviços e baixar preços.

Segundo a imprensa local, durante o primeiro semestre de 2017, os assinantes de serviços de comunicações móveis na Zâmbia aumentaram 3,4% para 12,4 milhões de clientes, numa população estimada em 16,5 milhões de habitantes.

Curiosamente, uma população inferior à angolana, cuja composição a empresária Isabel dos Santos considera insuficiente para suportar uma quarta operadora móvel.

"Quatro licenças num mercado de 24 milhões de pessoas é um cenário não sustentável", disse a bilionária, que reagia, em Dezembro do ano passado, ao anúncio da abertura de um concurso internacional para escolha da quarta operada móvel angolana.

Apesar de defender que "a concorrência é sempre bem-vinda", a empresária Isabel dos Santos considera que o mercado angolano não tem dimensão para mais operadores de telecomunicações, antecipando fusões "ao fim de cinco ou seis anos".

O olhar da empresária foi transmitido à margem da participação na conferência Business for Africa and the World 2017, organizada pelo Mercado Comum da África Oriental e Austral (Comesa, na sigla em inglês) no Egipto.