A confiança dos brasileiros no Presidente Jair Bolsonaro deu um tombo de 13 pontos percentuais desde que assumiu o poder, a 01 de Janeiro, segundo uma sondagem divulgada na quarta-feira pelo Ibope Inteligência, o antigo Instituto Brasileiro de Opinião.

Segundo este estudo, 49% dos brasileiros entrevistados mostram ainda confiar em Bolsonaro, quando eram 55% há um mês e 62% em Janeiro, mostrando esta curva descendente uma perda consolidada da popularidade do Presidente da extrema-direita.

Ao mesmo tempo, a desconfiança em Bolsonaro ostenta uma curva ascendente, que vem de 14% em Janeiro, chegou aos 30% em Fevereiro e está agora em 44 por cento.

O Ibope entrevistou, entre 16 e 19 deste mês 2.002 brasileiros e nota que a margem de erro é de apenas 2 por cento.

No entanto, o estudo foi realizado antes da visita que Bolsonaro fez aos EUA, na qual ouviu repetidos elogios do seu homólogo Donald Trump e conseguiu dar um passo importante na entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), um fórum internacional que, para além de promover políticas públicas, produz importantes estudos e apoio aos membros na aplicação de programas de estabilização financeira e fortalecimento das respectivas economias com um pendor liberal.

O Presidente aceitou ainda ceder à pressão de Trump para que o Brasil abandone o estatuto de país em desenvolvimento no seio da Organização Mundial de Comércio, o que lhe retira benefícios e expõe a economia brasileira a uma maior competitividade; e viu os EUA empenhados numa aproximação de Brasília à NATO.

A pesquisa do Ibope foi realizada entre os dias 16 e 19 de março e ouviu 2.002 pessoas. A margem de erro é de dois pontos porcentuais.