Novo Jornal

Transição política em Angola "pode ser um exemplo em África", defende ex-governante luso 

Paulo Portas, antigo vice-primeiro-ministro de Portugal e ex-líder do CDS-PP - partido que integrou o último Governo luso -, analisa, em entrevista à imprensa portuguesa, os desafios que se colocam à cooperação luso-angolana, defendendo que a relação com Angola não é substituível. O actual vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa antecipa ainda uma transição política exemplar no seio do MPLA.

Mundo

Com um pacote de 50 mil milhões de dólares que já está a ser distribuído por 448 projectos em África, e do qual Angola foi o segundo maior beneficiário - tendo recebido 1,8 mil milhões e estando ainda à espera de perto de 427 milhões -, o Banco Mundial reforça agora o financiamento para a África Subsaariana, destinando, a partir de Julho e durante os próximos três anos, 57 mil milhões de dólares para os países da região.



Mundo

O Daesh reivindicou, através da sua agência de divulgação, o ataque realizado ontem nas imediações do Parlamento britânico, em Londres, que causou cinco mortos e pelo menos 40 feridos.





Mundo

O novo Presidente da República de Timor-Leste é Francisco Guterres Lu-Olo, até aqui líder da histórica Fretilin, tendo conseguido mais de 57 por cento dos votos nas eleições presidenciais que tiveram lugar ontem.


Mundo

Francisco Guterres Lu-Olo, apoiado pelas duas mais importantes forças políticas de Timor-Leste, a Fretilin (Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente), da qual é presidente, e CNRT (Congresso Nacional para a Reconstrução de Timor-Leste), e Mari Alkatiri, actual secretário-geral da Fretilin, estão na linha da frente para suceder a Taur Matan Ruak no cargo de Presidente da República.


Mundo

Michel Temer acredita em fantasmas, tem medo de fantasmas e não tem vergonha de o dizer publicamente, porque os brasileiros e o resto do mundo só ficaram a saber que o Presidente do Brasil acredita em espíritos quando o próprio explicou que deixou a casa oficial do Chefe de Estado brasileiro, o Palácio da Alvorada, por não conseguir dormir na presença das más energias e das "assombrações".



Mundo

O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, voltou à carga com novo decreto para restringir a entrada no país de cidadãos de seis países de maioria muçulmana, mas sofreu novo revés por parte dos tribunais, desta feita pela mão de um juiz federal do Havai, que ordenou a sua suspensão imediata.



Mundo

A regra do celibato que a Igreja Católica impõe a quem queira ser ordenado padre poderá prever uma excepção, avançou o Papa Francisco, revelando que está em estudo a possibilidade de integração de homens casados no sacerdócio, para servirem comunidades remotas onde não existem párocos.



Reportagem'

A vida também se escreve nas traseiras de um candongueiro

Na parte de trás dos táxis enviam mensagens escritas, por vezes bem-humoradas, "aqui vocês perdem rede", outras menos simpáticas, "ignoro todos os inchidores". São "dicas" que expõem a personalidade do taxista, mas podem esconder uma vida dura de 15 horas por dia a furar o caótico trânsito de Luanda porque sabem que, por cada quilómetro corrido, estão um quilómetro mais perto do sonho de serem donos do carro que conduzem.

Primeira Página