Na grelha de partida estarão perfilados, a partir de amanhã [sábado, 22 de Julho], vários candidatos que, palavrosos, lutarão para chegar ao pódium. Só um deles, porém, poderá no dia 23 de Agosto levantar a taça. Vêm de uma longa temporada de jogos mas as exibições foram muito pálidas. Arrastando-se pelo campo, os jogadores revelaram uma confrangedora falta de noção de passes

(....)

Muitas das equipas que vão agora participar no "play-off", afogadas em desorganização e perdidas no vazio dos seus programas, valem menos que os "caçulinhas da bola" que por insubordinação em campo foram parar à esquadra...

Com os cofres vazios, os clubes ajoelham-se ao Estado mas contaminados pelos vícios que irradiam do interior daquele, não resistem à tentação de deixarem de ser simples agremiações desportivas para passarem a ser centros de compadrio e de corrupção.

Já ninguém joga por amor à camisola. Todos correm atrás do cofre, que guarda, a sete chaves, o segredo da ideologia dos clubes.

(Leia a crónica Palavra de Honra na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui http://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)