De acordo com o despacho presidencial, de 07 de Dezembro, o acordo é justificado pela "necessidade de implementar projectos integrados no Programa de investimento público, com vista a dinamizar o desenvolvimento económico e social do país, através do relançamento da agricultura".

O diploma, assinado por João Lourenço, já está em vigor e autoriza o ministro das Finanças a celebrar o protocolo de financiamento e proceder à assinatura de toda a documentação relacionada com o mesmo.

A campanha agrícola 2017/2018 foi aberta no passado mês de Outubro pelo Presidente da República, no município de Cachiungo, província do Huambo.

"Vamos fazer tudo que está ao nosso alcance para não importar alimentos, porque temos capacidade de produzir comida. Temos de ser nós a produzir a comida de que precisamos. E temos também de exportar e angariar divisas com o excedente", afirmou o estadista, na altura, perante milhares de populares.

João Lourenço, que discursava na abertura da campanha agrícola 2017/2018, pediu aos intervenientes do sector agrícola a criação de uma estratégia e de políticas que estimulem a produção em grande escala, para, desta forma, assegurar a segurança alimentar.

Defendeu ainda a necessidade de incrementar a produção agrícola e acabar com a importação de alimentos.

" É chegada a hora de semear para depois colher, arregaçar as mangas para tirar maior proveito daquilo que a terra pode dar", frisou o PR, salientando que o povo angolano já produz bastantes bens alimentares, sendo crucial o seu incremento para que haja excedente.