"São 42 anos de governação e as estradas estão estragadas, as casas sem água nas torneiras e sem energia. É por isso que temos que fazer a mudança", sublinhou o líder da CASA-CE, que discursava ontem, 22, na abertura da campanha eleitoral da coligação.

"Não foi por acaso que escolhemos a cidade do Lubango para a abertura da nossa campanha", disse Abel Chivukuvuku, esclarecendo que o arranque na capital da província da Huíla é estratégico.

"O voto consciente está aqui", defendeu o presidente da terceira força política mais votada nas eleições de 2012.

Segundo Chivukuvuku, quem quiser conquistar Angola tem de garantir o apoio dos lubanguenses, porque "o futuro vai construir-se com o Lubango à frente", cidade que descreve como a "terceira praça intelectual de Angola e a terceira praça económica do país".

Apelando a uma "mudança pacífica, ordeira, positiva, inclusiva e segura, por via do voto", o líder da CASA-CE prometeu "fazer o inventário do dinheiro das reservas do país e das dívidas existentes", em caso de vitória nas eleições gerais do próximo dia 23 de Agosto.

O programa de Governo apresentado por Chivukuvuku, e orientado para o combate à pobreza e à corrupção, tem como pilares a promoção de educação, emprego e habitação, com garantia universal de bolsas de estudo para os mais necessitados.

No discurso na Huíla, o deputado prometeu igualmente priorizar a Saúde - melhorando a assistência médica e medicamentosa à população -, e a assistência às franjas mais vulneráveis da sociedade. Como os idosos, as viúvas, os órfãos e os portadores de deficiência, sem esquecer o apoio aos ex-militares e uma atenção especial aos funcionários públicos, polícias, militares e zungueiras.

Chivukuvuku recordou que a CASA-CE definiu 20 compromissos para a construção de uma Angola melhor para todos.