Nos termos do decreto presidencial exarado hoje pelo Chefe de Estado - "na sequência da rescisão unilateral pela Emirates do contrato de gestão com a companhia aérea nacional" -, a comissão de gestão da TAAG vai ser coordenada por Joaquim Teixeira da Cunha, ex-presidente do conselho de administração, tendo como coordenadores adjuntos Rui Paulo de Andrade Teles Carreira e William Rex Boulter.

Eric Zinu Kameni, Nuno Ricardo da Silva Oliveira Pereira, Patrick J. Rotsaert e Vilupa Mathanga Gunatileka são os outros nomes que integram a comissão.

Segundo nota da Casa Civil do Presidente da República, sobre o referido decreto, a comissão de gestão "deve liderar uma equipa integrada por directores da TAAG EP nomeada pelo ministro dos Transportes".

Com este decreto, formaliza-se a saída da Emirates da gestão da TAAG, divulgada na segunda-feira.

"Com efeito imediato, a Emirates põe fim à sua cooperação com a TAAG - Linhas Aéreas de Angola - ao abrigo de um contrato de concessão de gestão em curso desde Setembro de 2014", anunciou a companhia aérea.

Numa declaração enviada à Lusa, em Luanda, a transportadora referia igualmente que está a "tomar medidas no sentido de reduzir a sua presença em Angola".