Segundo Paulo de Almeida, a Polícia Nacional está a trabalhar neste processo obedecendo aos padrões da SADC e a futura carta de condução vai ter melhor qualidade.

"Este ano, tudo se está a fazer para a mudança da carta de condução e a emissão do documento único de identificação de veículos. Já está desenhado o modelo e vamos levá-lo à aprovação das entidades competentes e acreditamos que será ainda este ano", disse Paulo de Almeida.

O comandante-geral salientou que Polícia Nacional tem de evoluir e adaptar-se aos modelos internacionais onde quase já não existe polícia que emite cartas de condução, livretes e matrículas.

"A polícia tem a missão de fiscalizar e controlar o ordenamento do trânsito. É esta a tarefe da polícia e não emitir tais documentos. Temos de evoluir e deixar de estar amarrados a certos tabus que já não se adaptam á evolução organizacional do mundo moderno", afirmou.

De acordo com Paulo de Almeida, o mundo hoje evoluiu para agências públicas ou privadas que se encarregam deste trabalho, deixando a polícia com os serviços operacionais, ou seja, prevenir, investigar, fiscalizar e reprimir.

"Com os passos muito bem orientados e consequentes vamos chegar a esse patamar e tudo estamos a fazer", explicou, Paulo de Almeida, durante as celebrações do 41º da Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária (DTSR).

O comissário-geral realçou que a DTSR está, "infelizmente conotada por actos de corrupção que mancham a imagem da polícia", advertindo, por isso, que a Comando-geral da PN não hesitará em afastar e responsabilizar todos aqueles que cometerem actos de corrupção.