Segundo a Polícia Nacional, o segurança da instituição reagiu e disparou contra o assaltante, que morreu no local, tendo o segurança sido detido pelos efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC) em Cacuaco.

O episódio ocorreu quando o presumível marginal e outros três elementos invadiram o colégio com disparos na tentiva de realizar o assalto na calada da noite. O segurança privado do estabelecimento de ensino, apercebendo-se da presença dos marginais, empunhou uma arma de fogo e efectuou vários disparos que atingiram mortalmente um dos assaltantes.

Os outros três elementos meteram-se em fuga, e, junto da vítima, foi encontrada uma mochila cheia de telemóveis e uma arma de fogo do tipo Jericho.

O director de comunicação do Ministério do Interior, intendente Mateus Rodrigues, questionado pelo NJOnline sobre a detenção do segurança, respondeu que o segurança está detido "porque está a averiguar-se em que circunstâncias fez os disparos e se havia necessidade de usar a arma de fogo para defender dos marginais".

"São muitos factores que devemos levar em consideração, o segurança em seu local de trabalho que foi perturbado por quatro elementos, e uma vida que se foi naquela noite", aponta o oficial em declarações ao NJOnline, acrescentando que o caso está em fase de investigação pelo SIC-Cacuaco.