A infra-estrutura vai ser inaugurada pelo Presidente da República, João Lourenço. A informação foi avançada em exclusivo ao Novo Jornal pelo director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos.

A inauguração do centro acontece cinco meses depois do previsto por se verificar atrasos na obra.

Erguido na Centralidade do Kilamba, em Luanda, o centro custou aos cofres do Estado 243 milhões de dólares. As obras estiveram a cargo da construtora chinesa CEIEC. O centro localiza-se num espaço de 12 mil metros quadrados, dos quais cerca de quatro mil correspondentes à área do edifício principal, com uma linha de produção e uma sala de monitoramento e operações.

Terá ainda capacidade para acomodar o centro de emissão de bilhete de identidade já existente na sede daquele ministério, que tem capacidade para imprimir diariamente 9.600 bilhetes.

De acordo com o Ministério, a unidade vai permitir a impressão de mais de 20 mil bilhetes por dia, e terá o dobro dos equipamentos que o centro temporário. A nova estrutura terá várias funcionalidades, entre as quais uma unidade de produção de cartões e o centro de comando e controlo do bilhete de identidade, que vai permitir fiscalizar o processo desde a recepção dos dados ate à activaçãoo ou entrega dos bilhetes.

(Leia este e outros artigos na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)