Na área da pediatria, onde o hospital de referência David Bernardino, viu, na sexta-feira, a Sonangol garantir a atribuição mensal de 200 mil dólares, João Lourenço visitou os diversos serviços, constatado as dificuldades que este hospital atravessa, especialmente nos serviços de urgência.

A ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta, que acompanhou João Lourenço neste périplo, disse aos jornalistas que o David Bernardino vai ser complementado com a criação de outras unidades para dar resposta à sobrecarga que este hospital enfrenta hoje.

Outra alteração substantiva será o lançamento de um concurso público para a contratação de enfermeiros e médicos, bem como a aposta na formação dos existentes.

De acordo com a Angop, Sílvia Lutukuta confirmou que o orçamento do programa de investimentos públicos para 2018 contempla a reabilitação do Hospital dos Queimados, Neves Bendinha, e a construção de uma nova unidade, para descongestionar a unidade localizada no bairro Popular.

João Lourenço esteve ainda no Centro Oncológico, a única unidade especializada no país, área onde a ministra da Saúde reconheceu não haver disponibilidade de construir um novo de momento, mas que o programa de desenvolvimento da saúde perspectiva, a médio e longo prazo, criar unidades oncológicas nas zonas Norte, Leste, Centro e Sul do país, para evitar que os pacientes se desloquem necessariamente à Luanda para tratamento.

Um dos dados que permite definir a situação da saúde no país como grave é que, apontou Sílvia Lutukuta, é que cerca de 85% dos doentes que chegam aos hospitais já estão em situação demasiado grave e, por isso, a maioria não sobrevive às suas doenças oncológicas.

Espera a médio prazo adquirir unidades móveis para o diagnóstico do câncer da mama, um dos mais frequentes registados nas unidades sanitárias.

As crianças, uma solução no horizonte

No Hospital Pediátrico David Bernardino, em Luanda, morrem cerca de 35 crianças por semana, uma situação que deixa perceber as graves deficiências que a unidade enfrenta.

No entanto, esta passou a contar a partir de sexta-feira, com um financiamento mensal de 200 mil USD, valor que vai ser disponibilizado pela petrolífera estatal Sonangol para suprir as carências de medicamentos e outros bens.

Esta informação foi avançada após o acto de assinatura de um protocolo de cooperação entre a Sonangol e o Hospital Pediátrico David Bernardino.

O memorando foi assinado pelo presidente do conselho administração da Sonangol, Carlos Saturnino, e o director geral do Hospital Pediátrico, Francisco Domingos, na presença da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

O presidente do conselho administração da Sonangol, Carlos Saturnino, disse na ocasião que a Sonangol, em concertação com o Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos e o Ministério da Saúde, propôs, em Janeiro último, que fosse acordado um montante equivalente a 200 mil dólares mensais para apoiar a direcção do Hospital Pediátrico David Bernardino.

Carlos Saturnino salientou também que na sequência da visita que efectuaram hoje, às instalações da unidade hospitalar, o conselho administração da Sonangol reuniu de urgência e tomou a decisão de fornecer um outro patrocínio que se fixará entre 1 a 2 milhões de dólares, que será concedido durante um ano, de maneira a que o hospital possa cobrir outras as necessidades.

Já Francisco Domingos, director-geral do Hospital Pediátrico David Bernardino, agradeceu o gesto e informou que esse valor vai minimizar as diversas dificuldades que a unidade apresenta.

"Há um défice no orçamento que não permite comprar os meios gastáveis necessários e este apoio da Sonangol permitirá resolver os problemas existentes a nível do atendimento das crianças", disse, acrescentando que o hospital precisa de ampliação da sua estrutura e de adquirir novos equipamentos para dar suporte à pediatria.

O responsável disse ainda que, nos últimos tempos, o hospital tem recebido muitas crianças provenientes dos cuidados primários de saúde dos hospitais municipais e, com isso, aumentou drasticamente a demanda, o que obrigou a que fosse criada uma equipa para consultas externas que funciona 24 sobre 24 horas.

De referir que, em Junho do ano passado, o banco de urgência do Hospital Pediátrico David Bernardino inaugurou um novo bloco operatório, que contou com o apoio das petrolíferas Sonangol e Chevron.

O Hospital Pediátrico tem uma capacidade de atender 300 crianças por dia, é composto por dois blocos operatórios, salas de radiologia, laboratório, farmácia, serviço de pequenas cirurgias, salas de recuperação e internamento e uma área social.