Segundo o documento da PGR, citado pela Angop, foram instaurados diversos processos-crime por peculato a correr os trâmites no Serviço de Investigação Criminal, tendo sido emitidos mandados de detenção aos arguidos.

Estão em prisão preventiva António Moisés Calueio, então director provincial dos recursos humanos do Comando Provincial da Polícia Nacional, pelos crimes de peculato, furto doméstico e falsificação.

Foram ainda constituídos arguidos a directora provincial do INADEC, Maria Alice Aurora, Sebastião Malungo Salaquiaco e António Katunha, funcionários da mesma instituição, pela prática dos crimes de peculato e furto doméstico.

Foi também decretada a prisão preventiva de arguidos António Moisés Calueio, Sebastião Malungo Salaquiaco e António Katunha.

De acordo com o mesmo documento, a arguida Maria Alice Aurora, directora provincial do INADEC, aguarda pela legalização da sua situação carcerária por se encontrar no hospital local, onde foi encaminhada depois de ser detida, por apresentar indícios de hipertensão arterial.

De acordo com a Angop, os autos foram remetidos à Direcção Provincial de Benguela do Serviço de Investigação Criminal, para conclusão da instrução preparatória.