O documento na posse do Novo Jornal Online explana que os Serviços estão implantados e estruturados desde o nível mais básico até ao mais diferenciado de prestação de cuidados que é exercida através de duas componentes, a operacional e a valência móvel.

Estas duas componentes ntegram o conjunto de forças e meios nas unidades militares (brigadas, regimentos, batalhões, companhias e pelotões).

Segundo o documento, o Hospital Militar Principal/Instituto Superior, localizado na capital do país, com capacidade de 400 camas, é a unidade sanitária mais diferenciada de nível terciário e serve de referência para todas as especialidades clínicas assim como os serviços complementares de alta complexidade.

Ainda em Luanda estão localizadas as Clínicas dos três ramos das Forças Armadas, nomeadamente a clínica do exército com 160 camas, da Força Área Nacional e da Marinha da Guerra, que oferecem serviços de assistência qualificada e especializada com a componente cirúrgica.

"Os Serviços têm ainda três Hospitais Regionais que oferecem assistência qualificada e especializada (Hospital da Região Militar Cabinda, Hospital Militar Regional do Huambo e Hospital Militar Regional do Luba", lê-se no plano.

O quadro militar dos Serviços de Saúde é composto por 306 médicos, sendo 172 especialistas, 126 licenciados em várias áreas, 2 025 técnicos médios de enfermagem, 225 técnicos médios de laboratório, 24 técnicos médios de farmácia, 1943 técnicos básicos de enfermagem, 2 659 sanitários perfazendo um total de 7 529 militares.

O seu quadro de pessoal tem também médicos expatriados contratados, médicos e outros técnicos superiores de saúde civis nacionais, perfazendo um total geral de 10 942 técnicos de saúde.

Os Serviços de Saúde das Forças Armadas Angolanas (SSFAA) são um subsistema do Sistema Nacional de Saúde e têm como objectivo principal a prestação da assistência médica e medicamentosa aos beneficiários do Sistema de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas (FAA).

"Os SSFAA constituem um conjunto de forças e meios desdobrados de forma organizada, para promover e proteger o estado de saúde das tropas, prestar a assistência pré-médica, médica básica, qualificada e especializada, num território específico de acordo com o nível e missão do Comando", destaca o documento.

As unidades sanitárias das FAA estão abertas para a prestação de assistência médica e medicamentosa às populações civis circunvizinhas às unidades militares, zonas de difícil acesso assim como em áreas fronteiriças com ausência de cobertura sanitária do MINSA.