Na recta final da fase de testes, período que em Abril dará lugar a um diagnóstico sobre a sua "saúde", o AngoSat-1 dá sinais de que ultrapassou os problemas técnicos evidenciados desde as primeiras horas.

"Na primeira metade de Março foi realizado o teste de ligação do sistema de propulsão do engenho espacial Angosat-1, o que permite esperar a recuperação do seu funcionamento", disse fonte da indústria espacial ao site estatal russo Sputnik.

A boa notícia antecede o encontro, em Luanda, das equipas técnicas, para definição dos procedimentos de utilização do satélite, lançado a 26 de Dezembro, informou o secretário de Estado das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Manuel Homem.

Segundo o governante, essa reunião acontecerá em Abril.

No caso de existirem problemas, o ministro da tutela garantiu que a parte angolana não sairá prejudicada porque o contrato acautela os interesses do país.

"O contrato prevê todos os extremos e, nesta indústria, todos os riscos são acautelados, desde a construção, lançamento e transporte. Todas essas etapas estão asseguradas", assegurou José Carvalho da Rocha, em Fevereiro, em entrevista ao Novo Jornal Online.

Lançado a 26 de Dezembro passado no cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, o AngoSat-1, que representa um investimento do Estado angolano de 320 milhões de dólares, evidencia problemas de funcionamento desde as primeiras horas.