O segundo lugar foi para Anselmo Ralph (Curtição) e o terceiro para Os Kiezos (Mano). Participaram ainda na edição 2013 do Top dos Mais Queridos, Kueno Aionda, que com o tema Isabel, venceu o prémio Revelação. Eddy Tussa (Fininho), Puto Português (Fim do mundo), Os Lambas (Está te cuiar), Yola Araújo (Bip bip), Ary (Escangalha) e Nelo de Carvalho (Mama falou) completam a lista. À excepção de Anselmo Ralph, os restantes nove candidatos exibiram a sua performance artística no Centro de Conferências de Belas, o que ia deixando muita expectativa para o resultado final. Muitas vozes não se quiseram calar.

Alguns interessados que conversaram com o NJ afirmaram que não houve transparência nesta edição, embora reconheçam o potencial do artista vencedor. A música Kwanza burro de facto é boa. Tem ritmo, uma melodia agradável e é acima de tudo um reparo social da nossa realidade. Mas daí merecer a consagração final, sinceramente não concordo porque não foi um hit a nível nacional, reiterou o ouvinte da RNA, Júlio Abel.

Por sua vez Anderson Mazingo é de opinião que a organização do concurso deve esclarecer ou então repensar exactamente o concurso porque a cada ano aparecem algumas incongruências.Infelizmente não consigo perceber como os músicos Anselmo Ralph e Yola Araújo aparecem como finalistas nesta edição. Se houvesse competição o ano passado aí sim, tinham todo o direito de estar presentes. Porque as músicas com as quais concorreram são já de há dois anos, interrogou-se o jovem.

Na mesma senda Lucas Gomes afirmou: Muito sinceramente, acho que este ano os finalistas não trouxeram obras que sejam fielmente canções que estejam na boca do povo. Mas ainda assim esta escolha, a meu ver, não representa a vontade pública, desabafou.

Por outro lado, Matias Damásio reconheceu no final da gala que tem potencialidade mas reconheceu que com ele concorreram músicos de bom nível e é normal que haja desacordos. O sentimento é de emoção. Sei que tenho potencialidades mas por aqui passaram muitos grandes artistas de Angola, com canções muito bem representadas e fiquei muito contente por saber que as pessoas gostam de mim e que votaram acreditando no meu potencial, afirmou.

Homenagem

A Rádio Nacional de Angola homenageou a música popular angolana feita nos anos 1940, 50 e 60 em que a maior parte das canções ressaltavam para afirmação da angolanidade em oposição ao poder colonial.

Por estas décadas surgiram grupos como Ngola Ritmos, Negoleiros do Ritmo, Fogo Negro, Conjunto Nzaji entre outros bem como intérpretes como Belita Palma, Lourdes Van-Dúnem, Maria Mambo Café, Pedro de Castro Van-Dúnem Loy, Urbano de Castro, David Zé, Elias Diá Kimuezo e outros. Com suporte da banda Movimento os jovens músicos Kiaku Kiadafi, Legalize, Sabino Henda e Malú fizeram uma rapsódia de alguns dos principais temas daquela época levando assim os espectadores e os ouvintes da Rádio Nacional a uma viagem à era de ouro da música popular angolana, de acordo com alguns críticos musicais.

O Top dos Mais Queridos é um concurso de música popular angolana com periodicidade anual, que visa premiar as músicas e os cantores da preferência dos ouvintes da Rádio Nacional de Angola, envolvendo os ouvintes pela votação.

São objectivos da emissora estatal reconhecer e valorizar a arte e a popularidade das criações de músicos angolanos ao longo de um ano, contribuir para a consciencialização e respeito pelos valores musicais angolanos de maior audiência emitidos pela RNA entre outros.