É a primeira vez, desde 1987, que o Brasil é afastado na primeira fase de uma Copa América, competição que se realiza desde 1916 (com este nome formato apenas desse 1975). Mais grave, com esta eliminação o Brasil vê o acesso à zona de classificação para o Campeonato do Mundo de 2018, nas eliminatórias sul-americanas, muito mais difícil.

Já o Peru termina na liderança do Grupo B, com sete pontos, e terá a Colômbia, segunda colocada do Grupo A pela frente na próxima partida, enquanto o Equador, que ficou à frente do Brasil, na vice-liderança com cinco, enfrenta os Estados Unidos. A selecção canarinha terminou com quatro.

Jogando por um empate para garantir a primeira colocação do Grupo B, a selecção brasileira não arriscou muito nos primeiros 45 minutos, mas teve a posse de bola e criou as melhores oportunidades, falhando nas finalizações.

O Brasil sofreu o golo da eliminação aos 74 minutos, de forma algo infeliz. O peruano Polo foi até à linha do fundo, pelo lado direito e cruzou, a bola bateu no braço de Ruidíaz e só parou no fundo da baliza.