Olímpio Cipriano e Yanick Moreira, com 16 pontos cada um, coadjuvados por Eduardo Mingas (14 pontos) "seguraram" um triunfo em que os campeões de África dominaram o primeiro quarto (16-6), mas caíram de rendimento, sobretudo na defesa, nos períodos seguintes.
O segundo período já foi muito complicado, pois o adversário recuperou do susto e evidenciou uma das suas qualidades, que é o lançamento exterior, mas Angola ainda pode suster e sair com parcial positivo de 20-12, registando-se ao intervalo 36-18.
O terceiro foi o descalabro, permitindo que os coreanos marcassem em 10 minutos 30 pontos, contra 16. Nesse período, ao incremento da velocidade de transição dos coreanos que foram mais certeiros no jogo exterior, os angolanos responderam com um aparente desnorte.
Angola "voltou", entretanto ao jogo no derradeiro período, quando só tinha já quatro pontos (52-48). A maior experiência do conjunto orientado por Paulo Macedo conseguiu manter à distância os coreanos, sobretudo quando a quatro minutos do fim, Cipriano acerta um dos seus quatro triplos do jogo em cinco tentativas.
Este lançamento certeiro do jogador do Recreativo do Libolo permitiu, após largo período de jogo, alargar a vantagem para dois dígitos (71-59) e reergueu o conjunto angolano, que foi mantendo esta diferença.
Armando Costa, autor de seis assistências e seis pontos, e Eduardo Mingas, foram os mais utilizados, com mais de 30 minutos cada um. Seguiram-se Cipriano com 27, Moreira com 22 e Milton com 20, numa partida em que apenas Kikas Gomes e Hermenegildo Santos não foram utilizados.
Yannick Moreira, que iniciou o jogo no banco, acabou por ultrapassar em tempo de utilização o titular da posição, Valdelício, que esteve em campo 17:15 e "facturou" seis pontos.
Pelo lado dos coreanos, o destaque foi para Kim Sunhyung, que em 24 minutos fez 15 pontos e conseguiu quatro ressaltos.
Para os objectivos traçados, Angola cumpriu a primeira e importante etapa, seguindo-se um jogo que não é do seu campeonato, diante da Lituânia, no domingo às 19h00.
Para se incluir nos quatro apurados para a fase seguinte, a selecção nacional precisa de vencer dois jogos. Em termos de expectativa, a equipa e os responsáveis esperam conseguir essa segunda frente ao México, no próximo dia 02 de setembro, às 12h30.
Ficha do jogo
ANGOLA - Olímpio Cipriano (16), Armando Costa (6), Roberto Fortes (0), Valdelicio Joaquim (6), Eduardo Mingas (14) - cinco inicial - Edson Ndoniema (2), Gildo Santos (-), Kikas Gomes (-), Reggie Moore (10), Yannick Moreira (16), Islando Manuel (0), Milton Barros (10).
Treinador: Paulo Macedo
Coreia do Sul - Moon Taejon (8),Park Chan (-), Yang Donggen (11), Kim Teaesul(0), Lee Jonghyun (4), Kim sunhyung (15), Cho Sungmin (10), Yang Heejong ((3), Kim Sung (6), Heo Sekeun (4), Kim Jongkyh (8)
Treinador: Yoo Jeahak
Parciais: 16-6; 20-12; 16-30; 28-21
Árbitros: Elías Koromilas (GRE) e Sreten Radovic (CRO).