Há 15 anos que o País e os agentes ligados à medicina desportiva travam uma batalha: a criação de laboratórios antidoping. Na última semana, a Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros voltou a analisar a proposta de lei sobre o regime jurídico contra a dopagem no desporto, diploma que poderá, até final deste ano, ser submetido à Assembleia Nacional para a recolha de outros subsídios e posterior aprovação, apurou o Novo Jornal de fonte ligada ao MINJUD.

Segundo a fonte, durante o encontro dirigido pela ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, foi discutida a possibilidade de haver uma legislação antidoping e consequente aprovação pelo Conselho de Ministros, que, depois da sua aprovação pelo Parlamento e promulgação pelo Presidente da República, estará proibida no País a utilização de dopagem no desporto.

O tráfico de substâncias proibidas no interior dos palcos desportivos, a responsabilidade ao praticante, a violação das normas antidopagem e a responsabilização da pessoa colectiva ou entidade equiparada são alguns impedimentos que irão suportar a dopagem no desporto.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)