Durante o ano passado, a Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG) recebeu 425 reclamações reportadas pelas seguradoras que operam no mercado nacional, contra 49 protestos apresentados pelos clientes tomadores de seguro em 2020, observou o Novo Jornal os dados dos relatórios semestrais publicados pela instituição.

Os números apontam, deste modo, que, entre 2020 e 2021, a quantidade de reclamações de consumidores de seguro contra as companhias de seguros em Angola aumentaram nove vezes mais. Em outras palavras, houve um crescimento de 767,3% nas queixas.

A ARSEG, no seu relatório do segundo semestre de 2021, alega que o nível baixo de reclamações em 2020 se deveu à Covid-19, sendo que, fruto da pesquisa comparativa realizada pela entidade a outras realidades, "verificámos um decréscimo considerável no número de reclamações", contudo, em 2021, "a nossa realidade fugiu à regra global, tendo-se constatado um crescimento".

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)