Os Prémios NOVO JORNAL "PERSONALIDADES DO ANO - CULTURA" têm natureza simbólica, constituindo um testemunho de apreço e uma forma pública e solene de homenagear as personalidades que em 2018 mais se distinguiram nesta categoria.

A existência deste prémio revela a firme determinação do NOVO JORNAL no reconhecimento do mérito e da excelência daqueles que contribuem para o progresso de Angola. O seu voto informado determina o vencedor.


NOTA: Por razões técnicas, foi erradamente colocado a votação o cantor lírico Célsio Mambo, a quem a direcção do Novo Jornal endereça um redobrado pedido de desculpa pelo erro.

Nelson Ebo, também cantor lírico, assume o lugar que foi determinado pelos elementos do júri.

Naturalmente, para garantir justiça nesta eleição, a votação recebida até agora na categoria de Cultura é anulada e recomeçada agora (15:00 de 26 Junho de 2019).

Aos leitores, juri e nomeados, o Novo Jornal agradece a compreensão.


Conheça as três personalidades, por ordem alfabética, aqui.


Colectivo "Murais da Leba

O projecto foi criado pelo artista plástico Thó Simões e pelo jornalista Vladimir Prata para saudar na altura o quadragésimo aniversário da independência nacional, em 2015. Pretendia reunir actividades no âmbito do ecoturismo e do turismo cultural, e tinha como principais pontos de referência a pintura de obras de arte nas paredes ao longo do traçado da Serra da Leba, workshops de artes plásticas e educação ambiental para alunos do primeiro ciclo do ensino geral.

Um dos primeiros resultados de realce foi a realização do documentário "As côres da serpente" lançado em 2017, na Bahia em novembro no festival "Novembro Negro" tendo resultado no primeiro intercâmbio entre artistas angolanos e brasileiros.O projecto pretendia marcar uma viragem na imagem da Serra da Leba, uma formação montanhosa com cerca de dois mil metros de altitude, 18 quilómetros de distância e por onde passam diariamente mais de mil pessoas que viajam entre as cidades do Namibe e Lubango.

A par disso, alguns artistas convidados vêm dirigindo workshops para alunos do ensino primário e primeiro ciclo, nas diferentes temáticas de Educação Visual e Plástica da Escola de Formação de Professores Patrice Lumumba, do Namibe. Os estudantes vão concorrer a um concurso de pintura e as dez melhores obras serão igualmente projectadas nos Murais da Leba.

O propósito do projecto é tornar a Serra da Leba um local de atracção turística e cultural ainda mais forte, levando um grande número de pessoas a visitarem este património, e ao mesmo tempo chamar a atenção para a preservação da história, do meio ambiente e das infra-estruturas postas à disposição dos angolanos.

Companhia de Teatro Horizonte Njinga Mbande

A Companhia de Artes NJinga Mbandi é uma das mais populares companhias de teatro angolana.

Criada em 1986, as suas peças estão entre as mais procuradas na capital angolana. Tem a sua sede no interior da escola com o mesmo nome e é constituída por professores e estudantes dos diferentes níveis de ensino, sub-divididos em três escalões (seniores, juniores e infantis).

Além do teatro, tem como actividades a dança, a música, o desenho e a pintura. Integra ainda uma companhia de dança e tem uma escola de formação de actores, operadores de câmara e editores vídeo e é proprietária de uma produtora audiovisual, uma equipa de futebol denominada Njinga Spor Clube e de uma empresa de marketing e assessoria de imprensa, produção de elenco e produção de eventos culturais e sociais.

Nelson Ebo

Nelson Ebo nasceu em Angola em 1984. Com a sua poderosa voz de tenor e alma musical, Nelson conseguiu livrar-se das dificuldades enquanto inspirava todos aqueles que o ouviam. Aos 14 anos, Nelson fez a sua primeira introdução à música coral na sua igreja local.

O seu fascínio pela ópera começou "num acaso" quando ouvira um CD dos mestres da ópera, Luciano Pavarotti e Plácido Domingo, e aprendeu sozinho a cantar como eles.

Natural de Luanda, Ebo iniciou a sua carreira na música quando estudava sob a custódia da Igreja Católica de Angola. Mais tarde, já em Espanha, começou a sua formação técnica, passando depois para os EUA, onde estudou na escola Hart of Music, no Connecticut e na Academy of Vocal Arts, em Filadélfia.

Entre outros, Nelson Ebo já ganhou prémios atribuídos pela Metropolitan Opera National Council Auditions, pela Alfonso Award Cavaliere Memorial Fund, pelo Giargiari Bel Canto e pela Singers Development Foundation.

O ano de 2018 foi mais um ano de sucesso para o músico, participando em vários palcos consagrados em todo o mundo, incluindo nos EUA onde reside actualmente.


VOTE E GANHE UMA ASSINATURA DIGITAL DO NOVO JORNAL

Conheça o Júri da Categoria CULTURA aqui

Consulte o regulamento do Passatempo aqui


Caso tenha alguma dúvida ou deseje fazer uma sugestão, envie um e-mail para [email protected]