Em declarações à imprensa, em alusão aos 39 anos da conquista da independência de Angola que se assinala nesta terça-feira, o responsável frisou que as acções levadas a cabo por integrantes das ex-Fapla durante a luta de libertação nacional é uma historia que nunca se apaga.
Considerou a conquista da dignidade do povo angolano, o combate ao analfabetismo e a modernização das actuais Forças Armadas Angolanas como os maiores ganhos alcançados desde a conquista da independência nacional.
Enalteceu, por outro lado, a reconstrução de infra-estruturas sociais e económicas desde a obtenção da paz em 2002, facto que permitiu a livre circulação de pessoas e bens em todo território nacional.
É bom ter sempre presente que a reabilitação de estradas, hospitais e o surgimento de novas universidades que constituem uma garantia para o bem estar de todo o povo, fundamentalmente para os nossos descendentes que serão os continuadores desta grande obra que soubemos edificar com sangue e sacrifício de toda a ordem, sublinhou.
O brigadeiro António Samora realçou que a Ascofa na qualidade de interprete de toda a comunidade das ex-Fapla, junto das estruturas do MPLA e do Executivo angolano, tem na medida do possível sabido explorar as oportunidades diárias.
Este pressuposto é justificado com a execução de alguns projectos no domínio da agricultura, pesca e pecuária a nível todas as províncias do país.
A Ascofa tem no seu objecto social a criação de projectos nos domínios da agricultura, pecuária, comércio, pesca e formação profissional, estando actualmente representada nas 18 províncias.
Esta associação vem lutando com o único propósito de inserir os seus associados em actividades do campo e pesca, residindo o problema de fundo na a aquisição de equipamentos, materiais e ferramentas.
Angop/NJ