A província do Cunene partilha uma fronteira de 460 quilómetros com a República da Namíbia, 340 dos quais são terrestres e 120 fluviais.

A Polícia de Guarda Fronteira, no Cunene, dispõe de meios de visualização diurna e nocturna, sistema de detenção BSKE e drones de monitoramento, para garantir a segurança da fronteira.

Os meios permitem vigiar locais das fronteiras onde as forças não conseguem atingir, o que possibilita a realização dos serviços operativos através de informações captadas pelos equipamentos, diminuindo deste modo o esforço físico.

Em declaração quinta-feira à ANGOP, o porta-voz da Polícia Nacional no Cunene, intendente Nicolau Tuvekalela, disse que as forças usam esses meios tecnológicos para impedir e prevenir violações por parte de cidadãos estrangeiros.

Informou que, em 2020, registou-se na fronteira 670 violações, menos mil e 109 em relação ano anterior, sendo 503 por contrabando de mercadoria, 38 de combustível, 25 por devastação da flora, oito tráficos de droga, nove por imigração ilegal, entre outras.

O porta-voz explicou que, fruto destas transgressões, foram interpelados sete mil e 24 cidadãos nacionais e 650 estrangeiros.

Nicolau Tuvekalela disse que foram apreendidas 77 pedras de turmalina, 12 mil e 999 quilogramas de bens alimentares diversos, cinco mil e 213 artigos plásticos, 800 cartuchos de arma de caça, 11 viaturas e sete mil e 950 litros de combustível.