Nesse parecer é confirmado que estão reunidas as condições humanas e técnicas para a realização do trabalho de actualização do registo eleitoral presencial de nove milhões de eleitores e do registo de 1, 5 milhões novos eleitores que fizeram 18 anos a partir de 2012.

A informação foi adiantada aos jornalistas pela porta-voz da CNE, Júlia Ferreira.

O MAT, conforme avançou há dias o ministro Bornito de Sousa, apontava como data de arranque da actualização do registo eleitoral 15 de Agosto, data essa que foi hoje confirmada.

Nesta 3ª sessão ordinária do seu Plenário, a CNE discutiu ainda o Relatório de Actividades realizadas pelo MAT no âmbito da preparação do registo eleitoral presencial e da respectiva supervisão.

Mais de 1, 5 milhões de angolanos poderão votar pela primeira vez nas eleições de 2017. Para isso, terão de ser registados na actualização do registo eleitoral.

A proposta para o arranque do processo de actualização do registo em Agosto foi feita no passado dia 18, momento em que o Ministro da Administração Interna, Bornito de Sousa, deu entrada na CNE dos documentos que descrevem a preparação do processo que envolve a actualização do registo eleitoral.