O director de comunicação da TAAG, Carlos Vicente, confirmou esta retoma da rota para o arquipélago de Cabo Verde, via São Tomé e Príncipe, com partida, excepcionalmente, por ser o voo inaugural, às 11:00 de amanhã, sexta-feira, 26 de Abril, do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda e chegada final à ao aeroporto da ilha do Sal.

Recorde-se que antes da interrupção, em 2016, os voos da TAAG para Cabo Verde eram feitos entre Luanda e a Cidade da Praia, capital do arquipélago, na ilha de Santiago.

Ainda segundo a mesma fonte, esta ligação passa a ter duas frequências semanais, sexta-feira e Domingo, com horário de saída de Luanda fixado às 22:50, através de um aparelho Boeing 737 - 700, que pode levar até 120 passageiros, dispondo de 12 lugares em classe executiva.

Entretanto, segundo um comunicado divulgado pelo gabinete de comunicação da TAAG, este reatar da rota para Cabo Verde "reveste-se de transcendente importância" e "faz parte do plano de crescimento da expansão dos seus voos em África".

O Sal é um importante hub para a sub-região da África Ocidental e o norte do continente, a Europa e a América do Sul, o que permite aos passageir0s da TAAG dispor de mais uma possibilidade para viajar para estes e outros destinos.

A TAAG explica ainda que "o ponto alto da cerimónia em Cabo verde, será a assinatura de um acordo de cooperação comercial entre as duas congéneres, a TAAG - Linhas Aéreas de Angola, S.A. e a Cabo Verde Airlines, consubstanciado na operacionalização de um acordo em regime de code-share, ou seja partilha de códigos".

O code-share permite às companhias aéreas partilhar rotas e aparelhos.

Recorde-se que o regresso da TAAG a Cabo Verde tinha já sido anunciado em Março pelo presidente da Comissão Executiva da companhia, Rui Carreira.

"Em 2019, não vamos abrir nenhuma rota de longo curso. A TAAG vai voltar, sim, a voar para a Ilha do Sal, tentando fazer a ponte Sal-Havana, com dois voos semanais, a partir de Abril", explicava Rui Carreira em declarações a 12 de Março.