Os primeiros classificados de cada área levaram para casa seis milhões de kwanzas como gesto de reconhecimento pelos seus trabalhos artísticos.
Levou o grande prémio Pintura o artista João Cassanda, com a obra "Mamuila Feliz" , na categoria Escultura, em primeiro lugar ficou Virgílio Pinheiro com a obra "Pietá Angolana" , João Ngangula com obra "Marcas de Guerra", venceu o prémio Especial Cinema.
O evento realizado pela ENSA- Seguros Angola teve lugar nesta quinta-feira,25, no auditório Saydi Mingas do Museu da Moeda, em Luanda, e contou com a presença do Ministro da cultura, Filipe Zau, secretário do estado para Finanças, Antoniel dos Santos, representantes da embaixada da França e do Banco Nacional de Angola.
Quanto aos prémios, os vencedores que saíram em primeiro lugar nas categorias de pintura e escultura receberam, seis milhões de kwanzas, os segundos classificados ficaram com três milhões e 500 mil kz.
O grande Prémio Juventude Escultura foi para o artista Jelson Matias, com a obra "Resilientes e Imprescindíveis como o Imbondeiro".
E na categoria Juventude Pintura foram premiadas duas obras, "Quando Parar" de Emerson Manuel e "O Pensador" de Belmiro Pereira.
De acordo com o consultor da ENSA- Seguros Angola, Augusto Mateus, o principal objectivo deste evento de premiação das artes plásticas é ajudar e incentivar os artistas a nível do País.
O Prémio ENSA ARTE tem uma periodicidade bienal, sendo concorrentes os criadores de obras de pintura e escultura que protagonizam as tendências estéticas contemporâneas destas modalidades.
Em cada edição do prémio, é aberta a modalidade especiais, tendo já sido exemplo a gravura, a fotografia e a cerâmica.
Nesta ano, a novidade foi a categoria de cinema, onde o vencedor foram João Ngangula, com o filme "Marcas da Guerra" e Vicente Manuel que venceu o prémio Alliance Française com o filme "Desperdício".
Foram inscritos neste concurso 282 obras de arte, sendo 216 pinturas, 41 esculturas e 25 obras de cinema, mas foram apenas seleccionadas apenas 29 pinturas, seis escultura e sete obras de cinemas.