Denominado Afrocomics - um traço angolano, o evento que acontece em vários países é uma iniciativa do Goethe-Institut, que visa juntar talentos para criar uma banda desenhada do zero, apenas influenciada pela cosmologia (estudo da origem e da composição do universo) de cada país.

Os concorrentes serão assim desafiados a criar realidades através das suas imaginações, tendo como pano de fundo a realidade angolana, tal como acontecia com os filósofos pré-socráticos, que "tentavam descobrir a verdadeira origem de tudo, sem recorrer a fabulações e narrativas míticas, baseando-se apenas no conhecimento racional, na observação e nos nexos causais".

Em Luanda, a oficina acontece nos dias 20, 21 e 22 de Setembro, nas instalações do Goethe-Institut. No dia 24, realizar-se-á a exposição resultante das criações, que deve ficar patente no Memorial António Agostinho Neto até 30 de Outubro.

Segundo a organização, as inscrições, abertas para escritores e desenhistas, podem ser feitas através do link docs.google.com, na Internet. Ainda conforme as regras do Afrocomics, apenas devem participar do evento cidadãos com menos de 18 anos de idade.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)