Conhecido também como Instituto "Major Saidy Mingas", o Instituto Normal de Educação Física (INEF), órgão vocacionado à formação de docentes com cursos básicos e médio de Educação Física, foi criado à luz da reformulação do Sistema de Ensino ocorrido em 1978, tutelado pelo Ministério da Educação. Em 44 anos de existência, o INEF, segundo a sua direcção, já formou 3.500 pessoas, distribuídas pelas 18 províncias, soube o Novo Jornal.

No seu historial, desde a sua criação, o INEF funcionou nas instalações dos Irmãos Maristas, antigo "Cristo Rei", até ao ano 1994/1995, mais tarde no Ngola Kiluanje, período em que, segundo Domingos Torres "Didi", se viu reduzido pelo número de salas e, consequentemente, a capacidade de ingresso de novos alunos.

A funcionar no Bloco P da Centralidade do Kilamba, Mayomona Zita, actual director da instituição, diz que "hoje o INEF opera sem as condições ideais para a formação de professores, porque as instalações são inadequadas, uma vez que carecem de vários meios técnicos para as aulas práticas, designadamente campo de futebol, quadras multiusos para basquetebol, andebol e voleibol, bem como piscina".

Dados do Fórum sobre o Desporto Escolar e Universitário de 2018, a que o NJ teve acesso, apontam que muitos dos técnicos formados nestas instituições foram (e são até ao momento) os maiores impulsionadores da massificação e do desenvolvimento desportivo em Angola.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)