O projecto de geração de energia eléctrica de Laúca foi erguido a partir de Junho de 2012, com a finalidade de atingir o pico produtivo de 2071 megawatts repartidos em seis turbinas e uma central ecológica. Com 334 megawatts por turbina, a barragem, neste momento, já produz 2.004 megawatts (MW) de energia. Resta apenas a entrada em actividade da unidade ecológica, com a capacidade de produção de 65,5 MW, que vai manter o caudal do rio, revela fonte que gere a exploração do projecto.

Dotada de uma barragem de 132 metros de altura, ocupa uma superfície de 24 mil hectares, incluindo a albufeira de 18 mil hectares, o Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca completou, em Agosto, quatro anos de operação e, segundo a direcção da Empresa Pública de Produção de Electricidade (PRODEL), a produção representa já 40% do total produzido pelo sistema norte e centro, correspondentes a 19 milhões de megawatts de energia.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)