O bairro Cambiote, no Huambo, recebeu recentemente uma escola da Rede Eiffel, inaugurada pela Primeira-Dama da República, na presença da Embaixadora da França em Angola, Sophie Albert. Trata-se de um investimento social liderado pela TotalEnergies, em parceria com a ANPG, Sonangol, ExxonMobil, Etu Energies e outras instituições. Graças a este esforço, mais de 150 crianças de famílias humildes passam a ter acesso a um ensino de qualidade, com forte aposta nas ciências, tecnologia, inovação e artes.
Duzentos anos depois de Victor Hugo, a sua frase mantém plena atualidade. Aqui no Cazenga, sinto todos os dias os impactos transformadores da educação - e, ao mesmo tempo, os efeitos devastadores da sua ausência. O último censo revelou que somos o município mais densamente povoado de Angola e um dos cinco mais populosos do país. Nesta realidade, milhares de crianças continuam fora da escola.
A precariedade económica da maioria das famílias multiplica as dificuldades: abandono escolar precoce, delinquência juvenil, gravidez na adolescência, consumo de álcool e drogas de baixo custo. Como bem observou o Comandante da Polícia aqui do Cazenga, "educar é prevenir". Punir os efeitos não basta; é preciso atacar as causas profundas: ignorância, miséria e desigualdade - tal como defendia Victor Hugo.
No brilho dos olhos das crianças do Cambiote, vi nascer uma esperança. A mesma esperança que gostaria de ver brilhar no rosto das crianças do nosso Cazenga. Por isso, deixo um apelo: que os promotores da Rede Eiffel- a TotalEnergies, a Missão Laica Francesa, a Embaixada da França em Angola e o próprio Governo de Angola - considerem a criação da Escola Eiffel do Cazenga.
Luanda ainda não possui uma única escola integrada neste projeto transformador. O Cazenga, com a sua forte ligação histórica e cultural à França, é o lugar certo para plantar esta semente de futuro. Que a educação abra as portas da dignidade e feche, de uma vez por todas, as celas das esquadras para as nossas crianças e jovens.
*Jurista e Presidente do Clube Escola Desportiva Formigas do Cazenga