Senão vejamos: As alterações nos preços do barril de petróleo ocorrem com certa frequência, porém, são pouco conhecidas do público as medidas concretas projectadas pelo Executivo com vista a fornecer-nos protecção permanente contra os seus efeitos, impedindo, desta forma, o surgimento de uma "catástrofe" económica e social, ou reduzindo a intensidade dos seus efeitos sobre a vida das pessoas mais desfavorecidas.

Tal como ocorre no campo da prevenção de sinistros naturais, seria necessário que o Executivo se concentrasse, desde já, na prevenção dos efeitos da queda do barril de petróleo na vida das pessoas mais pobres. Assim, uma vez que o preço do barril de petróleo conheceu nos últimos tempos uma significativa redução, evitar-se-ia o surgimento de situações de "emergência" com suas sequelas usuais de vítimas e danos significativos para as franjas mais vulneráveis da nossa sociedade.

Há toda uma clara ausência de espírito crítico e uma fraca consciencialização nacional sobre a necessidade de se prestar mais atenção à prevenção de alguns efeitos nefastos para os sectores sociais derivados da queda do preço do barril de petróleo na nossa sociedade. Basta ver os tipos de acções e medidas adoptadas para gestão da crise, sempre que o preço do barril de petróleo no mercado internacional cai para níveis abaixo das nossas expectativas.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)