A partir de segunda-feira os viajantes podem candidatar-se à obtenção de vistos para Portugal submetendo a sua candidatura no novo centro de emissão de visto, informou a Cônsul Geral de Portugal em Luanda, Alexandra Bilreiro, durante a apresentação do novo centro que hoje teve lugar.
A diplomata portuguesa adiantou que esta parceria com a VFS "melhorar o atendimento dos utentes que procuram vistos para o Espaço Schengen", composto por 26 países europeus, incluindo Portugal, tendo como principal característica o facto de os viajantes poderem circular sem passaporte em todo eles depois de terem entrado legalmente num dos Estados.
O recurso a esta multinacional de prestação de serviços consulares surgiu, como explicou Alexandra Bilreiro, pela necessidade de dar resposta ao elevado número de pedidos de visto em Angola", cerca de 450 por dia, tendo ultrapassado os 50 mil em 2015, números para os quais as actuais instalações do Consulado de Luanda já não tem condições condignos devido à sua exiguidade.
São conhecidas as longas filas e muitas horas de espera no Consulado de Portugal em Luanda, prometendo este novo serviço diminuir as filas e o tempo de espera para o processamento dos pedidos de visto, que vai da recepção dos documentos à obtenção de dados biométricos.
No entanto, o Consulado actual vai manter as portas abertas e em funcionamento os seus serviços de recepção de pedidos de visto.