"Devido às limitações impostas pela pandemia de covid-19, a IV Convenção Nacional Ordinário do nosso partido contará apenas com a participação de 250 delegados provenientes nas 18 províncias do País", disse ao Novo Jornal Joaquim Lutambi.
Este responsável acrescentou que os delegados na diáspora, nomeadamente Africa do Sul, Portugal, Estados Unidos de América, Dinamarca e Reino Unido, vão votar a partir destes países.
"As questões logísticas, sobretudo a indisponibilidade dos delegados, a maior parte professores e estudantes em período de provas finais, o que estava impedir a realização da convenção, estão ultrapassadas", justificou.
Concorrem à presidência do partido os candidatos Américo Valentim de Jesus Vaz, Filomeno Vieira Lopes e Luís do Nascimento.
Antes da marcação da convenção, o actual presidente do BD, Justino Pinto de Andrade, renunciou, em 2020, ao cargo, por já ter "cumprido o seu papel na política".
O Bloco Democrático (BD) está registado no Tribunal Constitucional desde 20 de Outubro de 2010 e, nesta altura, faz parte do conjunto de forças políticas que integram a CASA -CE.
As suas linhas programáticas estão baseadas na defesa da democracia e da justiça social, sendo seu objectivo principal "fazer de Angola uma potência económica de dimensão Atlântica para enriquecer os angolanos".