"A comissão preparatória cumpriu o seu papel, cabe agora à direcção do partido oficializar as candidaturas", disse aos jornalistas o primeiro secretário nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos.

"A metodologia da JMPLA prevê que apenas os dois candidatos com os melhores requisitos devem ir à eleição final", acrescentou Crispiniano dos Santos, anunciando que o processo de assembleias provinciais de balanço e renovação de mandatos vão decorrer de 12 a 15 de Outubro.

Adilson Amado Marmane Hach, Justino Fernando de Castro Capapinha e Luty Hermenegildo Macuntina Afonso foram seleccionados pela comissão preparatória do congresso, enquanto Mário Aragão, Mateus Fumani e Mazongani Bunga foram excluídos.

De entre as três candidaturas validadas pela comissão (na foto), apenas dois, cuja decisão é da responsabilidade do Bureau Político (BP) do MPLA, vão a votos.

O IX Congresso Ordinário da JMPLA terá lugar nos dias 21 a 23 do próximo mês, vai reunir 1.789 delegados provenientes de todas as estruturas da JMPLA no País e no exterior, além de convidados nacionais e internacionais.