Num seminário sobre o Plano Nacional Estratégico da Administração do Território, dirigido aos vice-governadores, directores provinciais e administradores municipais, Bornito de Sousa adiantou que o Talatona e Kilamba Kiaxi se deverão juntar aos sete municípios existentes na província de Luanda.
Nomeadamente: Luanda, Cazenga, Cacuaco, Icolo e Bengo (com sede em Catete), Viana, Belas (com sede na centralidade do Kilamba) e Quiçama (com sede na Muxima).
A anunciada reforma administrativa - a última tinha sido em 2011 - prevê também a elevação de mais de 70 comunas do país à categoria de municípios.
As novidades do Executivo para a administração do território, segundo fez saber Bornito de Sousa, incluem ainda a criação de plataformas electrónicas para facilitar a tramitação de documentos nas administrações.
O encontro com o poder local serviu igualmente para sensibilizar os responsáveis para a necessidade de captação de recursos que não provenham do petróleo, em linha com o que o ministro já tinha afirmado no Sul do país.
Nessa ocasião, Bornito de Sousa sublinhou que "o dinheiro do petróleo não paga as autarquias, quem paga são os cidadãos".