Promovido pela Fundação Ngana Zenza, que tem como patrona a Primeira-dama da República, o novo pavilhão desportivo no formigueiro proporcionará mais do que apenas uma infra-estrutura. Representará, sim, uma renovação da esperança para a comunidade Formigas do Cazenga.
Com quase 25 anos de trajectória, enfrentando múltiplos desafios sócio-económicos, a iniciativa é uma "lufada de esperança" que aquece os corações dos moradores, gerando, inclusivamente, oportunidades de emprego.
Até agora, 25 postos de trabalho foram gerados, proporcionando um ciclo de renda sustentável para muitos que ingressam no mercado de trabalho pela primeira vez.
Destacada, recentemente, pelo Vice-presidente do Comité Olímpico Angolano, Mário Rosa de Almeida, esta iniciativa, liderada pela Fundação Ngana Zenga, com o suporte técnico da Federação Angolana de Basquetebol, busca garantir condições dignas e progressivas para a prática desportiva nos diversos bairros perisféricos do nosso País.
Assim, é totalmente legítimo que esperemos que os benefícios transcendam as quadras desportivas, atenuando mazelas sociais como o abandono escolar, gravidez precoce e a delinquência juvenil.
As quadras no Cazenga e em outros bairros como Rocha Pinto, CAOP, em Viana, Sekele, e Tchioco, no Lubango, são mais do que estruturas físicas. São, sem dúvidas, centros para o exercício da cidadania e valorização da autoestima coleCtiva.
Portanto, expressamos nossa eterna gratidão à Fundação Ngana Zenza e a todos os envolvidos. Com resiliência e criatividade, estamos confiantes que sim, talvez, um dia possamos almejar sonhos tão altos quanto plantar mangueiras na lua, mantendo sempre os pés firmemente enraizados em nossa realidade transformada.
*Jurista e Presidente do Clube Escola Desportiva Formigas do Cazenga