A exigência consta de uma declaração política alusiva ao 24 de Janeiro, dia da fundação das ex-FALA (antigo braçado armado da UNITA).

Segundo a declaração, "o 24 de Janeiro de 2022 comemora-se, também, num momento decisivo mas promissor para o País e para a UNITA porque, Angola caminha para, em Agosto deste ano, através do voto popular, efectivar a tão esperada alternância do poder".

Neste sentido, a declaração apela aos ex-militares e a todos os cidadãos para aderir em massa os BUAP"s e actualizarem o seu registo eleitoral oficioso com vista a materialização da alternância democrática em Agosto de 2022.

"Cada angolano com idade eleitoral deve possuir o cartão que o possibilita em Agosto exercer o seu direito de voto para que se possa implantar em Angola um governo inclusivo e participativo capaz de trazer a felicidade aos seus filhos", sublinha o documento.

O País enfrenta o desafio do combate contra um inimigo invisível a covid-19 que através das suas várias variantes tem deixado um rasto de morte, pelo que o Secretariado Executivo do Comité permanente da Comissão Política da UNITA exorta os angolanos para o reforço e cumprimento das medidas de biossegurança, bem como a aderirem às campanhas de vacinação para evitar o contágio dessa terrível doença.