Segundo os concorrentes à bolsa, o INAGBE, após a divulgação das listas dos pré-seleccionados, no dia 11, sábado, deu apenas três dias, que terminam esta quarta-feira, 16, para a entrega dos documentos, o que para os pré-seleccionados é impossível de conseguir, face às burocracias para o reconhecimento de documentos no Ministério das Relações Exteriores (MIREX), no Ministério da Educação e na Embaixada de Portugal.

Ao Novo Jornal contam que dezenas de pré-candidatos afluíram à direcção do INAGBE para reclamarem e exigirem prorrogação do prazo dado, para pelo menos uma semana.

Os visados asseguram que tanto o MIREX como o Ministério da Educação não estão a averbar os certificados de habilitações literárias em três dias.

"O Ministério da Educação e o MIREX não estão a homologar certificados em menos de sete dias", contaram dezenas de pré-seleccionados ao Novo Jornal esta quarta-feira.

Entretanto, como tem noticiado o Novo Jornal, as falhas de sistema no MIREX para homologação de documentos para o exterior já dura há mais de 30 dias.

Sobre o assunto, o Novo Jornal está a tentar ouvir esclarecimentos do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo.