Não foi desta vez que os praticantes de fisiculturismo conseguiram legalizar a Federação Angolana de Fisiculturismo e Fitness (FAFITNESS) junto do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD).

A não aprovação pelo órgão ministerial deve-se à incompatibilidade da modalidade com a legislação vigente, sobretudo pelo uso de suplementos que promovem o desenvolvimento muscular considerados dopantes.

O tema foi debatido por especialistas durante a apresentação do projecto do Decreto Presidencial que aprova o regulamento da Taxa Única Aplicável ao Licenciamento e Funcionamento de Ginásios, bem como estabelecimentos similares, no 14.º Conselho Consultivo do MINJUD, realizado recentemente no Estádio 11 de Novembro, em Luanda.

"O MINJUD não reconhece o fisiculturismo porque Angola é amante do desporto limpo", sublinhou o ministro Rui Falcão, reiterando a postura do Executivo no combate ao doping.

Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, pagável no Multicaixa. Siga o link: https://reader.novavaga.co.ao/