Organizado pela Federação Angolana de Desportos Náuticos e pela Kionda, a primeira escola de surf que surgiu no país, esta competição vai decorrer em diversas categorias, na forma "open", onde todos podem participar mediante preenchimento do boletim de inscrição, explicou ao Novo Jornal Online Pedro Cunha, um dos responsáveis pela prova.

Pedro Cunha adiantou que o número de participantes, que ainda não está fechado, é, para já, indicador do potencial da modalidade em Angola, estando a organização à espera de dezenas de praticantes.

"O objectivo maior desta iniciativa é claramente divulgar e promover a modalidade em Angola", apontou, acrescentando que "actualmente são, ainda, os estrangeiros a residir no país que estão em maior número de praticantes, mas a verdade é que Angola já tem um número muito interessante de praticantes com potencial e de qualidade comprovada".

Nesta competição vai ser encontrado o primeiro campeão nacional de surf de Angola.

A prova arranca no próximo Sábado e termina no Domingo, e vai decorrer nas categorias de Open Masculino e Feminino, Long Board e Junior Masculino e Junior Feminino.

No primeiro dia da prova, terão lugar as competições Junior Masculino e Feminino e, para Domingo, estão calendarizadas as categorias Open e Long Board.

"Com este 1º Campeonato Nacional, para além de ser encontrado o primeiro campeão nacional de surf, o que se pretende essencialmente e promover uma modalidade desportiva que tem em Angola muito boas condições para criar excelentes praticantes e para atrair atletas de outros países e continentes", notou ainda Pedro Cunha.