O esquema tem facilitado a aquisição do cartão de vacinação a diversas pessoas que pagaram 15 mil Kwanzas aos funcionários que falsificavam o documento.

Após a detenção de Lourenço Domingos Bento, na quarta-feira, na quinta-feira, 18, os efectivos do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP) detiveram, na sexta, Adilson Carlos Vunge, de 31 anos, solteiro, mobilizador de fluxo de pessoal do Ministério da Saúde junto do Paz Flor.

Segundo consta no processo-crime da DIIP, os homens foram detidos em flagrante na "posse de três fichas de cadastramento e de três cartões de vacina contra a covid 19, já preenchidos em nome de pessoas diferentes".

Estas detenções foram possíveis porque o caso foi detectado pelas chefias superiores e um funcionário do Ministério da Saúde, Alberto Barros Jeoveth, com a função de coordenador da área de vacinação do centro cultural Paz Flor, encaminhou os suspeitos para as autoridades, deslocando-se com estes à esquadra do Morro Bento.

Ao que o Novo Jornal sabe, os detidos têm como seus pontos de apoio três colegas, todos da área de informática e pré-registo, identificados nos autos, mais que não foram detidos.

* Nota da Redacção: Esta notícia, com data de 19/11, foi actualizada a 22/11 porque, devido a um erro de interpretação, o nome de Alberto Barros Jeoveth foi erradamente usado. Com esta rectificação, o Novo Jornal repõe a verdade dos factos. E pede desculpa ao visado.