O cidadão foi travado pelo Serviço de Migração Estrangeiro (SME), que suspeitou do cidadão que, na terça-feira, pretendia chegar a Paris, França, via Lisboa com dois menores de 12 e 15 anos em posse de passaporte ilegítimos.

Apesar de os passaportes serem verdadeiros, segundo o SME, os donos dos documentos são outras crianças. As autoridades suspeitam que se trata de um tráfico de crianças. As autoridades migratórias querem agora saber e responsabilizar "outros actores", que, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, "facilitaram o esquema".

O suspeito apenas contou às autoridades que foi outra pessoa que lhe pediu para seguir viagem com as crianças para Lisboa.

Orlando Muhongo, superintendente de migração, disse à imprensa que os factos apontam para o crime de tráfico de seres-humanos e que o cidadão será presente ao Ministério Publico para os passos subsequentes.

O porta-voz do SME, superintendente de migração Orlando Muhongo, considera não ser normal o facto de o suspeito ter feito de forma normal o check-in.

"Este episódio deve levar-nos a reforçar ainda mais os nossos níveis de controlo no aeroporto", disse.